UNV - United Nations Volunteers
Details
Mission and objectives
Context
O Brasil tem buscado melhorar as suas políticas públicas e o seu quadro jurídico e de responsabilização em matéria de políticas de Desenvolvimento na Primeira Infância (DPI). Recentemente, esta área tem recebido investimentos tanto a nível federal como estadual e municipal, através de programas como Criança Feliz e de Planos de Ação integrados desenvolvidos pelos governos municipais (PMPI) e estaduais (PEPI) – um trabalho conjunto da sociedade civil, universidades, fundações, ONGs, agências das Nações Unidas e o sector privado ativamente envolvidos na agenda do DPI. Compondo um panorama diversificado e amplo de parcerias.
É notório também que os decisores municipais e estaduais do orçamento público no Brasil estão cada vez mais se alinhando as estruturas do DPI e sua priorização. Diversos Tribunais de Contas Estaduais desenvolveram um forte interesse pelo tema do DPI e tornaram-se fortes aliados na promoção e defesa da primeira infância como uma prioridade nos orçamentos governamentais.
A título de exemplo, os Estados de Sergipe e Minas Gerais têm levado a cabo iniciativas interessantes no sentido de desenvolver mecanismos legais e instrumentos de políticas públicas sobre o desenvolvimento da primeira infância. Estados e municípios têm induzido a elaboração de Planos de Ação, comitês municipais, construção de indicadores e metas sociais, bem como, negociações com as Câmaras Legislativas Municipais para priorizar a primeira infância no Orçamento da Política Social.
A UAPI (Unidade Amiga da Primeira Infância) e o PIA (Primeira Infância Antirracista) são iniciativas do UNICEF que visam colaborar, melhorar e qualificar os serviços públicos para a infância nos municípios brasileiros, utilizando práticas e metodologias fáceis nas unidades locais de saúde e educação infantil. As iniciativas e têm contribuído para fomentar o conhecimento e aprimorar as rotinas locais e promover boas práticas de atendimento e serviços equitativos e antirracistas para crianças.
O programa UNICEF tem atuado no fortalecimento do papel e das capacidades das famílias e dos serviços locais para oferecer um cuidado responsivo e acolhedor às suas crianças na primeira infância, prevenindo a violência, o racismo e promovendo a estimulação e o cuidado precoce.
Na Região Nordeste, o UNICEF alia-se aos Tribunais de Contas, especialistas e organizações da sociedade civil para desenvolver a capacidade dessas equipes técnicas e apoiar as famílias no papel de cuidar e nutrir as crianças pequenas e, assim, beneficiar e proteger as populações mais vulneráveis é fundamental.
Task description
• Apoiar o desenvolvimento, implementação e monitoramento das atividades e entregas de DPI planejadas para o escritório de Salvador no plano de trabalho anual do AWP 2024), em todas as 5 Áreas Programáticas, por meio de assistência técnica aos PI (parceiros implementadores) e atores locais da rede para crianças, nos estados e territórios priorizados para a ZE.
• Apoiar o estabelecimento de novas parcerias com atores internos e externos nos estados, capitais e municípios priorizados pelo Gabinete.
• Apoiar o desenvolvimento de políticas, legislação e programas de proteção social, tendo em atenção o aumento da cobertura e do impacto nas crianças, com especial atenção para as mais marginalizadas. Identifica, gera e apresenta provas para apoiar este objetivo em colaboração com parceiros locais.
• Colaborar com o Escritório de Salvador, DPI a nível nacional e colegas da Educação, Saúde e Proteção contra a Violência a nível regional para o planeamento e desenvolvimento de estratégias inovadoras, tal como previsto no AWP 2024 da UNICEF, que garantam a implementação de intervenções de ECD e Política Social incluindo a concepção, processos de expansão, mapeamento de parceiros, sistematização de experiências, disseminação de lições aprendidas, entre outros.
• Apoiar a expansão e a gestão intersetorial da UAPI (Unidade Amiga da Primeira Infância) em articulação com as equipas locais e territoriais da UNICEF de especialistas em saúde, educação, proteção social e proteção contra a violência e o racismo na primeira infância.
• Apoiar a expansão e a gestão intersetorial da UAPI (Unidade Amiga da Primeira Infância) em direção às comunidades originárias e populações tradicionais dos municípios brasileiros, inovando nas políticas de primeira infância para esses grupos mais vulneráveis..
• Colaborar na disseminação, formação e implementação de práticas antirracismo nos serviços públicos de primeira infância nos municípios, alargando a iniciativa PIA e outras práticas e tecnologias sociais de literacia racial.
• Identificar e cultivar oportunidades de parceria com as principais redes de DPI, partes interessadas, incluindo governo, sectores privados, academias, fóruns, ONGs, fundações, conselhos profissionais e organizações do Sistema das Nações Unidas para fazer avançar a política e a programação de DPI do UNICEF nesses três estados.
• Assegurar que o UNICEF está estrategicamente envolvido em fóruns e redes locais e regionais de políticas de DPI.
• Participar em reuniões internas e externas, em conformidade com o acordado pelo UNICEF e/ou com parceiros, presencialmente e/ou em linha.
Resultados esperados:
Estratégia de DPI implementada nos estados da BA, SE e MG por meio de: adesão oficial e certificação de UAPIs na cidade de Salvador; alianças com os Tribunais para equidade e prioridade de investimentos públicos centrados na criança; adoção de PIA – práticas anti-racistas pelos serviços e profissionais municipais de atenção à primeira infância; e implementação do Selo UNICEF e da #AgendaCidadeUNICEF em territórios, municípios e comunidades tradicionais e originárias priorizadas nesses 3 estados.
A/O Voluntária/o da ONU poderá ter que viajar, participar de trabalhos colaborativos com equipes internas e externas, incluindo territórios e comunidades em áreas rurais distantes dos Estados. Além disso, participará em eventos presenciais, webinars e reuniões virtuais com colegas e/ou parceiros. Serão necessárias actividades como a organização de reuniões, conferências, workshops e formação. Será solicitada a contribuição com artigos e opeds (opinião pública),[BM1] produção ou fornecimento de insumos para relatórios, propostas para doadores, notas e peças audiovisuais para fins de comunicação, análise, coleta e sistematização de dados.
Considerando os resultados e metas programáticas do Programa de País e em ação conjunta com as equipes técnicas do UNICEF de Salvador e do território Nordeste, a/o Voluntária/o da ONU irá colaborar com as atividades de planejamento, implementação programática, monitoramento, avaliação e sistematização dos resultados e boas práticas alcançadas, contribuindo para as seguintes linhas temáticas e objetivos:
aprimoramento das políticas públicas municipais e estaduais para a primeira infância.
unidades municipais de atendimento à primeira infância com atendimento antirracista e equitativo na primeira fase da vida.
Melhoria das políticas públicas municipais e estaduais para a redução da pobreza infantil.
Aumento da cobertura da proteção social e seu impacto positivo sobre as crianças e suas famílias.
a adequação, equidade e eficiência dos investimentos públicos voltados para a criança
a implementação programática da agenda da primeira infância e dos investimentos públicos voltados para a criança nas iniciativas Selo UNICEF e #Agenda Cidade.
Apply
To help us track our recruitment effort, please indicate in your cover/motivation letter where (globalvacancies.org) you saw this job posting.